Coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB se moderniza para melhor atender os municípios. Todos os projetos serão apresentados na Modelagem BIM, em 2024

Sempre atento ao que há de mais moderno para oferecer às prefeituras, o setor de Engenharia e Arquitetura da União dos Municípios da Bahia (UPB) ampliou suas ações e imprimiu maior agilidade na elaboração de projetos na modelagem 3D, através do Building Information Modeling (BIM).

Fonte e Imagem: ASCOM/UPB.

A equipe técnica está sendo treinada, conforme termo de cooperação feito entre a UPB e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para replicar essa tecnologia aos municípios associados. 

O coordenador responsável pelo setor, Jorge Otávio Brandão, relata que a implantação da nova tecnologia BIM, além de ser obrigatória, vai facilitar as aprovações dos projetos. “A capacitação do sistema BIM é uma metodologia de modelagem que vai facilitar as aprovações dos projetos, eles vão ficar bem melhores e terão mais eficiência, com obras extremamente mais rápidas”, destaca Brandão.

 Em 2023, o setor atendeu a 122 municípios, com um total de 258 projetos e 200 orçamentos. Além disso, os técnicos da coordenação visitaram 53 municípios para avaliar no local as demandas dos gestores. No ano que passou, a atuação da Coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB, promoveu uma economia para os municípios associados na ordem de cerca de R$ 2,8 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *