APLICAREMOS O ENEM EM JANEIRO DIZ PRESIDENTE DO INEP

09/12/2020

Apesar do recente aumento no número de casos de coronavírus no Brasil, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, previstas para acontecer em janeiro de 2021, não devem ser adiadas novamente. A avaliação é de Alexandre Lopes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame.

O Enem tradicionalmente é aplicado entre os meses de outubro e novembro de cada ano – em 2020, as provas acabaram adiadas para janeiro do ano que vem devido à pandemia. Ao UOL, Lopes afirmou que a equipe do Inep está pronta para a aplicação do exame e descartou um eventual adiamento das provas. “Nós estamos tranquilos com a realização da prova em janeiro”, disse.

Cerca de 5,8 milhões de inscritos devem fazer o exame no início do próximo ano. A prova tradicional acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem digital, que será realizado pela primeira vez, está marcado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Lopes afirmou que a realização do Revalida no último domingo (6) foi “tranquila” e não teve nenhum tipo de problemas —o que, na avaliação dele, mostra ser possível a realização de provas mesmo em meio à pandemia.

O presidente do Inep afirmou ainda que todos os parceiros na realização do Enem, como a Cesgranrio e a FGV (Fundação Getulio Vargas), que integram o consórcio aplicador do exame; os Correios, que fazem a distribuição das provas; e órgãos envolvidos na segurança já estão preparados para a aplicação do exame.

“Todas as etapas preparatórias estão ok. Está tudo dentro do cronograma”, disse Lopes.

Da Redação do Agora News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *