Alagoinhas: Pauta principal: Hospital Regional Dantas Bião 

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), uma reunião itinerante que debateu a situação do Hospital Regional Dantas Bião, na cidade de Alagoinhas. O evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu prefeitos, secretários, profissionais de saúde e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.


O presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Alagoinhas, Alexsandro Menezes de Freitas, prefeito de Acajutiba-BA, lembrou que o hospital em questão é um equipamento para atendimento de aproximadamente 580 mil habitantes na região. “Sabemos que o atendimento primário existe nos municípios, mas todas as demandas maiores convergem para o Dantas Bião. Lá, não tem o número de leitos suficientes para atender. São muitas demandas, mas a oferta é pequena”, exemplificou o dirigente.

O presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Alagoinhas, Alexsandro Menezes de Freitas, prefeito de Acajutiba-BA
O presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Alagoinhas, Alexsandro Menezes de Freitas, prefeito de Acajutiba-BA

A reunião foi seguida por uma visita técnica à unidade regional de saúde que atende mais de 580 mil pessoas que moram na região. Ao longo da reunião, foram feitos relatos de dificuldades no atendimento e apontamentos de soluções para as demandas. Entre os parlamentares presentes, estiveram os deputados, Alex da Piatã (PSD) e José de Arimateia (Republicanos), presidente do colegiado e vice, respectivamente, além da deputada Ludmilla Fiscina (PV), proponente do evento itinerante em sua terra natal. Alex e Arimateia destacaram a importância de se debater as melhorias para a saúde pública na região de Alagoinhas e agradeceram a presença da comunidade local no encontro. Ambos ainda se colocaram à disposição para ajudarem na superação dos obstáculos que a unidade regional enfrenta.

Deputada Estadual, e integrante da comissão Ludmila Fiscina (PV).
Deputada Estadual, e integrante da comissão Ludmila Fiscina (PV).

Ludmilla Fiscina destacou o fato de o governador Jerônimo Rodrigues ter se comprometido com a construção de um novo hospital regional no município para ampliar a capacidade de atendimento. “Depois que sair o novo Hospital Dantas Bião, a atual estrutura poderia receber um serviço de traumatologia, para tratamento de queimaduras ou ser um espaço de ampliação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI)”, sugeriu. Para a legisladora, o hospital tem uma estrutura para atendimento de alta complexidade, mas funciona como porta aberta, atendendo desde os casos mais básicos até os mais específicos.

O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, também enfatizou que o hospital funciona no modo chamado ‘porta aberta’ e recebe pacientes de muitas cidades vizinhas. Assim, continuou o gestor, há uma necessidade de se fortalecer a rede de atenção básica para que o hospital regional possa se dedicar aos casos mais complexos. “Tivemos a informação de que em 30 de agosto o governo vai abrir a licitação para o novo hospital regional com um investimento orçado em R$ 180 milhões. A previsão é que tenha serviço intra hospitalar de oncologia e é possível ter hemodinâmica. Nesse sentido, o antigo pode ser transformado em hospital de doenças crônicas”, apontou o gestor.

Marcaram presença vereadores do município, gestores, vereadores da região, Pequeno Sales, gestor de Catu, Branco Sales Cardeal da Silva, secretários, diretoria do Hospital Regional Dantas Bião, além de profissionais das secretarias e órgãos envolvidos.

Fonte: Ascom/AgênciaALBA. Fotos: Ascom/ALBA/Agência/ALBA  e Ascom /PMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *