“A vida é assim: de repente, surge um raio no céu azul que a gente nunca espera”. Ricardo Kotscho, Jornalista.
Sob justificativa de “corte de custos”, UOL demite Ricardo Kotscho, Jornalista, prestes a completar 60 anos de carreira, em uma espécie de despedida, ele escreveu seu último artigo explicando que a empresa não deu maiores explicações, apenas justificou que fazia parte de um “corte de custos”.
Kotscho, vencedor quatro vezes do Prêmio Esso, um dos prêmios mais importantes do jornalismo brasileiro,é autor de 19 livros, entre eles, A prática da reportagem (Ática); Serra Pelada: uma ferida aberta na selva (Brasiliense); e Explode um novo Brasil — Diário da campanha das Diretas (Brasiliense).
Aos 75 anos, o jornalista escrevia em seu blog Balaio do Kotscho – que foi criado em 2008, mas estreou no UOL em 2020 – e, de segunda a sexta, participava como palpiteiro da reunião de pauta do veículo.
Entre suas passagens por diversos veículos, ele foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa nos anos de 1977 e 1978 e ainda atuou como secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República entre 2003 e 2004, no primeiro governo Lula.
Informou ainda que irá descansar por alguns dias e, em breve, deve anunciar seus novos desafios. De acordo com ele, as conversas sobre novos compromissos já começaram.
Em seu texto de despedida, Kotscho agradeceu à parceria dos leitores e colegas de trabalho e afirmou que, apesar de tudo, continua achando o jornalismo“a melhor profissão para espíritos inconformados com os rumos da humanidade”. Enfatizou!
Fonte: Metro 1/ UOL.
Foto: Reprodução/TV Globo.