RESPIRADORES COMPRADOS PELA PREFEITURA DE SERRINHA FORAM 700% MAIS CAROS

1°/12/2021

As investigações da Controladoria Geral da União (CGU), através da Operação Saturação, apontam que as compras por dispensa de licitação feitas pela Prefeitura de Serrinha, no Nordeste baiano, superaram até o preço inflacionado do começo da pandemia. As dispensas de licitação ocorreram em março e abril de 2020.

De acordo com o levantamento da CGU, a Prefeitura de Serrinha pagou mais de R$ 1 milhão em gastos com finalidade de prevenção e combate à Covid-19. A contratada era uma empresa sediada em Manaus, capital do Amazonas. Além de respiradores, as licitações previam a compra de insumos e equipamentos médico-hospitalares, como monitores multiparamétricos, bombas de infusão e máscaras N95.

O superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), Ronaldo Machado de Oliveira, afirmou que os valores “foram bem exorbitantes”. Ele relatou que em uma das aquisições de respiradores, enquanto o preço médio de importação saía por 7,5 mil a unidade, a Prefeitura de Serrinha comprava por R$ 52,5 mil, um aumento de mais de 700%.

Nesta terça-feira (30), agentes da CGU e da Polícia Federal (PF) cumpriram 12 mandados de busca e apreensão, sendo que sete deles foi na cidade de Serrinha. Não houve prisão e nem condução coercitiva de suspeitos.  A investigação teve início em novembro do ano passado, quando um inquérito foi aberto.

Da Redação do Aghora News

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