EX-PREFEITOS DE EUNÁPOLIS E PORTO SEGURO SÃO PRESOS POR DESVIOS MILIONÁRIOS
16/06/2021
Nesta segunda (15), a Polícia Federal prendeu seis pessoas investigadas na Operação Fraternos, que teve o objetivo de desarticular a organização criminosa responsável por fraudar e desviar cifras milionárias em dezenas de licitações realizadas pelas prefeituras municipais de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, entre os anos de 2008 e 2017.
Foram presos os ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, ambos do Partido Social Democrático (PSD). Também são alvos: Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos da Silva Guerreiro e Edmilson Alves de Matos. Apenas um deles foi preso. Os outros três são considerados foragidos.
As prisões preventivas foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal Federal de Eunápolis, a partir de representação encaminhada pelo Ministério Público Federal, sendo cumpridas em Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador. Foi determinado ainda o afastamento do cargo do atual prefeito de Santa Cruz Cabrália, também investigado na operação, além do sequestro de bens e valores dos investigados.
Na investigação ficou comprovado que o grupo se instalou inicialmente na Prefeitura de Eunápolis, se expandindo nos anos seguintes para as prefeituras de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Para fraudar as concorrências públicas, o grupo criou mais de dez empresas de fachada em nome de parentes e simulou a disputa entre elas em mais de 60 licitações.
Da Redação do Aghora News