GRÁVIDA COM COVID MORRE NA FILA DA REGULAÇÃO EM SALVADOR; BEBÊ SOBREVIVEU
31/05/2021
Grávida de sete meses e com sintomas graves da covid-19, a técnica de enfermagem Taíse Santos da Conceição, 35 anos, morreu nesse sábado (29) mais de um dia após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da San Martin, em Salvador.
Sentindo falta de ar e com pressão alta, ela não conseguiu ser transferida a tempo para uma unidade de terapia intensiva especializada no acompanhamento de gestantes com covid e acabou vindo a óbito. Sua filha, no entanto, conseguiu sobreviver após uma cesariana feita às pressas.
Antes de morrer, Taíse pediu que sua filha recebesse o nome de Maria Isabel. A menininha, terceiro filho da técnica de enfermagem, está internada na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães, no Pau Miúdo, e está fora de perigo.
Taíse acabou tendo uma parada cardíaca e foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), acionada após o agravamento do caso.
O parto, com apoio de socorristas, foi feito dentro da UPA e durou cerca de 30 segundos. Segundo o médico que realizou o procedimento, era uma morte evitável, e a técnica de enfermagem poderia sair dessa e se recuperar caso o atendimento fosse feito no tempo adequado.
Da Redação do Aghora News