DOIS BRASILEIROS MORREM EM TERREMOTO NA VENEZUELA, DIZ ITAMARATY

A informação foi divulgada pelo Itamaraty em nota no X

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) comunicou nesta quinta-feira (25) a morte de dois brasileiros — um homem e uma mulher — em decorrência dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). Em nota publicada no X, o órgão declarou: “O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O ministério informa ainda estar prestando assistência consular às famílias das vítimas.”

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o primeiro tremor, de magnitude 7,2, ocorreu a cerca de 160 km a oeste de Caracas e foi seguido, menos de um minuto depois, por outro de magnitude 7,5 — o mais intenso registrado no país desde 1900. A Venezuela, localizada na junção das placas tectônicas do Caribe e da América do Sul, já sofreu abalos devastadores, como o de 1812, que deixou cerca de 30 mil mortos.

Pouco antes do anúncio do Itamaraty, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma aeronave KC-390 Millennium foi mobilizada para missão humanitária, com decolagem prevista para a manhã desta quinta-feira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também declarou apoio à Venezuela e relatou conversa com a presidente Delcy Rodríguez: “Estamos reunindo vários ministros para mandar tudo o que for necessário: água, bombeiro, defesa civil, comida, remédio.”

Esse episódio reforça a gravidade da tragédia e a mobilização internacional para prestar auxílio imediato às vítimas e ao país vizinho.

Fonte: Agência Brasil.

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *