ONU DEFENDE PRODUÇÃO DE VACINAS NO BRASIL E ÍNDIA

26/01/2021

Organização das Nações Unidas (ONU) pede que seja acelerada a distribuição

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, pede que empresas farmacêuticas concedam licenças para que laboratórios no Brasil e na Índia possam produzir as vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) e acelerar a distribuição do imunizante aos países mais pobres.

O chefe da diplomacia das Nações Unidas fez questão de insistir, durante o Fórum Econômico Mundial, que ocorre neste ano em um formato virtual, na necessidade de que as vacinas não fiquem apenas nos países ricos.

No entanto, ele alerta que, enquanto a produção e a distribuição estão concentradas nos países mais ricos, a realidade é que laboratórios com ampla capacidade e tecnologia hoje não podem produzir por não terem o direito. Para que isso ocorra, patentes teriam de ser quebradas, ou acordos estabelecidos para permitir que essas vacinas sejam fabricadas em diferentes partes do mundo. Segundo Guterres, países como o Brasil ou a Índia têm uma “enorme capacidade” de produção de vacinas.

“Precisamos de vacinas para todos”, disse o chefe da ONU. “Em um tempo recorde, a ciência produziu vacinas. Mas o desafio é fazer uma maior distribuição agora da vacina”, alertou. Ele pontuou ainda que “essa será a forma mais rápida para reabrir a economia mundial”.

Guterres continuou: “Mas essas vacinas chegam rapidamente aos países ricos, e nada aos pobres”. “Se eles (países ricos) acham que vão estar seguros, estão enganados”, alertou.

Da Redação do Aghora News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *