Crisópolis: “A Persistência de Uma Obra Autêntica e Seu Legado Resiliente”
Dezinho Pedreira, uma lenda viva da cultura popular; conheça o renomado poeta e cordelista natural de Crisópolis. Sua obra é marcada pela preservação da história e dos costumes do sertão, sendo um verdadeiro guardião da cultura popular.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, com apoio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, o documentário ”Cordel de Dezinho Pedreira”que retrata sua trajetória e sua contribuição para a identidade cultural da região. Aos 98 anos, José Neves de Almeida (Dezinho) continua a encantar com sua poesia e música, sendo uma figura influente e admirada na comunidade.
Nascido em 5 de agosto de 1927, na Fazenda Covas, em Crisópolis–BA, ele cresceu em um ambiente rural e, apesar de ter tido pouco acesso à educação formal, destacou-se como um dos grandes nomes da literatura de cordel na Bahia.

No dia 9 de março de 2025, no povoado do Buril, logo após a tradicional missa do padroeiro São José, reuniu autoridades locais, familiares e moradores. Para a exibição do documentário que retratou a trajetória do escritor.
Da redação Aghora News, compromisso com a verdade!
Foto: Divulgação e colaboração Altamiro Dantas.