Fabíola é reconduzida ao comando da Procuradoria Especial da Mulher

Após ato publicado no Diário Oficial da última terça-feira (25), a deputada Fabíola Mansur (PSB) foi oficialmente reconduzida ao cargo de Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). 

Por Agência/ALBA.

Na cerimônia, que contou com a presença da presidenta da Casa, Ivana Bastos (PSD), também foram empossadas as deputadas Cláudia Oliveira (PSD), Maria del Carmen (PT) e Kátia Oliveira (UB) como procuradoras adjuntas I, II e III, respectivamente.

Após assinatura do termo de posse, lido pelo chefe da Procuradoria Jurídica da ALBA, Graciliano Bonfim, Fabíola Mansur agradeceu a recondução ao cargo e à confiança no trabalho desenvolvido à frente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), cuja missão é representar e defender todas as mulheres vítimas de violência e discriminação e potencializar a representatividade no âmbito político. Em discurso, a socialista exaltou os resultados obtidos desde a fundação da mencionada assessoria de interlocução com a sociedade, implementada através da Resolução nº 2.756/2019. A deputada comemorou a continuidade dos trabalhos da PEM, segundo ela, referência nacional no tocante ao enfrentamento à violência de gênero pelo Poder Legislativo.

“Quero aqui aproveitar para dizer que a gente é uma articuladora, nos nossos mandatos a gente articula essa pauta de enfrentamento à violência contra a mulher, de inclusão sócio produtiva das mulheres, de combate à violência de gênero, de visibilidade, de interiorização desse serviço, mas a gente não seria nada sem a nossa equipe técnica, que faz a diferença”, frisou.

Conforme ressaltou Fabíola Mansur, atualmente a PEM garante assistência gratuita a mais de duzentas mulheres. Além disso, a procuradora reconduzida enalteceu a instalação da PEM em 28 municípios baianos, como os primeiros resultados obtidos a partir da estratégia de ampliação da Procuradoria da Mulher para todas as cidades da Bahia. Primeira mulher a presidir a ALBA em 190 anos de fundação, a deputada Ivana Bastos elogiou o serviço prestado à sociedade, e se colocou à disposição para reforçar o amparo às mulheres em condição de vulnerabilidade.

“O trabalho tem sido fantástico nessa Casa, onde a gente tem psicólogos, advogados, toda estrutura gratuita para a população. Quero parabenizar as deputadas que tomam posse hoje como procuradora e procuradoras adjuntas, e me colocar inteiramente à disposição para que a gente consiga assistir cada vez mais mulheres necessitadas. O nosso papel é esse de corresponder o que a população espera de nós e precisa. Podem ter certeza que nós vamos fazer histórias, porque vocês são mulheres guerreiras, mulheres valentes, e que querem fazer a diferença”.

Em virtude da possibilidade de um maior acolhimento às mulheres, Ivana Bastos também sugeriu uma aproximação estratégica da Procuradoria Especial da Mulher com o Instituto Assembleia de Carinho, braço social da ALBA, cuja nova presidente, Tanísia Cunha, também foi empossada nesta quarta-feira.

Em breves pronunciamentos, as deputadas Cláudia Oliveira, Maria del Carmen e Kátia Oliveira, procuradoras adjuntas, renovaram o compromisso de ampliar o alcance da PEM no atendimento às vítimas de violência de gênero.

Além dos já mencionados, participaram da cerimônia de posse o deputado Angelo Coronel Filho (PSD), a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, a presidente da Assembleia de Carinho, Tanísia Cunha, e a ex-primeira-dama do Legislativo, Eleusa Coronel.

Foto: Juliana Andrade /Agência /ALBA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *