Sessão solene marca a reabertura dos trabalhos no Legislativo
A solenidade de reabertura dos trabalhos legislativos terá início às 9h20 de hoje, quarta-feira, com a formatura da Guarda de Honra, acompanhada pela banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia. Às 9h45, o presidente da ALBA chegará à rampa, onde passará em revista a Guarda de Honra. Em seguida, cumprimentará as autoridades presentes e aguardará a chegada do governador, prevista para as 10h.
Fonte: Agência ALBA/Noticias.
Trata-se de ato formal que abre a terceira sessão legislativa (ano), já sob comando da Mesa Diretora, para o biênio final da legislatura. Esta sessão solene é marcada pela leitura por parte do governador da tradicional mensagem ao Legislativo, em que é feita uma retrospectiva das realizações do exercício passado – apontando iniciativas e programas que serão executados durante o ano em curso, conforme autoriza o orçamento aprovado pela Assembleia.
É um ato de cortesia política reverenciada pelas bancadas do governo e da oposição, apesar das diferenças ideológicas entre esses dois campos da política, como realça o presidente Adolfo Menezes ao lembrar “que na Bahia republicanas em que vivemos a harmonia e a independência marcam as relações interinstitucionais, como preconiza a Constituição do Estado – exercendo todos os poderes os seus misteres com respeito a segmentos discordantes com o devido respeito aos direitos da oposição política”.
![Rampa da Assembleia Legislativa da Bahia. Foto aérea: Mateus Pereira (Fevereiro) de 2024), SECOM/GOVBA.](https://aghoranews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2024-02-01-at-17.15.24-900x506-1.webp)
Na chegada, Jerônimo Rodrigues será saudado pela banda da PM. Logo depois, o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, se dirigirá ao plenário para conduzir a abertura da sessão solene da 3ª sessão legislativa da 20ª Legislatura. Um de seus primeiros atos será designar uma comissão de deputados para conduzir o governador ao plenário. Com todos reunidos, será executado o Hino Nacional e, em seguida, o governador assumirá a palavra.
Segundo o presidente da ALBA, “esse é um momento de afirmação da democracia plena, pois no plenário devem estar presentes deputados governistas e de oposição, demonstrando a força da nossa democracia”, destacou. A sessão, sempre muito concorrida, será transmitida ao vivo pela TV ALBA através dos seus canais abertos à população. Caberá ao presidente fazer os agradecimentos finais, anunciar a execução do Hino da Bahia e declarar encerrada a sessão.
Fonte: Agência ALBA.
Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA. Foto aérea: Mateus Pereira (Fevereiro) de 2024), SECOM/GOVBA.