Página especial sobre estudo da Consultoria Legislativa da Câmara analisa violência nas escolas

A Câmara dos Deputados, por meio da Consultoria Legislativa, desenvolveu página especial que resume, de maneira didática e simples, temas relativos ao aumento da violência em escolas brasileiras. Um dos objetivos do material produzido é subsidiar o debate em salas de aula e entre todos os envolvidos na discussão sobre o tema.

O aumento da violência nas escolas brasileiras é um fenômeno complexo, com causas múltiplas e soluções difíceis, de acordo com estudos realizados pelo consultor da Câmara Sergio Senna, cujo trabalho serviu de base para a elaboração da página especial. Ele aponta a urgência de ações articuladas de segurança, reestruturação de políticas públicas, garantias de direitos e da transformação cultural de crenças, valores e de emoções.

De setembro de 2022 até abril de 2023, pelo menos cinco ataques com mortes foram registrados em escolas brasileiras. Nos últimos 12 anos, pelo menos 52 pessoas morreram em atentados em instituições de ensino brasileiras. Segundo um estudo de 2017 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores brasileiros disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana – índice mais alto entre os 34 países pesquisados.


https://infograficos.camara.leg.br/violencia-nasescolas-saidaspossiveis/


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *