“Elite alemã se envolveu na ascensão do nazismo e no programa de extermínio”, diz escritor. O escritor Marcio Pitliuk lembrou, em entrevista à Rádio Metropole, que bancos e grandes empresas contribuíram com o nazismo

Autor do livro “O Engenheiro da Morte – a Participação da Elite Alemã no Holocausto”, que será lançado na próxima semana, o escritor Marcio Pitliuk falou, nesta sexta-feira (14), em entrevista à Rádio Metropole, sobre como foi a participação da elite da Alemanha no nazismo.

Por: Metro1 

“A elite alemã se envolveu desde o começo. Ela ajudou a ascensão do nazismo e depois participou do programa de extermínio dos judeus. Isso aí na verdade eles não estavam gastando, mas era um investimento porque tinha que ser pago. O comandante de um campo nazista tinha que pagar o empréstismo. Como ele pagava? O empréstimo era pago roubando (materiais valiosos) dos judeus, que chegavam nos campos e eram assassinados”, relatou Marcio Pitliuk, em entrevista a Mário Kertész.

Autor do livro “O Engenheiro da Morte – a Participação da Elite Alemã no Holocausto”, que será lançado na próxima semana, o escritor Marcio Pitliuk

O escritor lembrou que bancos e grandes empresas contribuíram com o nazismo. “Eles (os integrantes da elite alemã) sabiam do projeto de poder de Hitler, sabia qual era a plataforma nazista, o que partido nazista pretendia. Então, não tinha como não abraçar ideologicamente a causa”, acrescentou.

“[A questão é] como foi possível a lavagem cerebral com esse discurso de Hitler, como ele conseguiu convencer uma população tão bem educada, tão civilizada a virar serial killer. Como eles aceitaram isso e participaram ativamente disto? Isso é uma coisa difícil de dizer”, pontuou, ao ressaltar que o nazismo foi um “projeto planejado e organizado”.

 A entrevista foi conduzida pelo âncora da Rádio Metropole, Mário Kertész. 

Lançamento

A obra será lançada na próxima terça-feira (18). A data simbólica do Yom HaShoá, o dia de recordação das vítimas do Holocausto. O livro gira em torno do jovem Carl Farben, engenheiro responsável por alterar a composição de um inseticida e torná-lo em uma substância mortal aos seres humanos, para ser utilizado no processo de extermínio do povo judeu.

Por meio da história de Farben, Pitliuk trata sobre a colaboração prestada pela elite da Alemanha nazista ao genocídio em massa que foi o Holocausto.

O evento de lançamento da obra está previsto para ocorrer às 18h, na livraria do Vila Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. No entanto, além do livro físico, que será vendido no valor de R$ 64,90, os interessados também poderão comprar o e-book, por R$ 45,90.

Fonte: Metro 1.

Foto: Reprodução/Radio Metropole e Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *