Acajutiba e SEBRAE- BA, parceria e desenvolvimento
Acajutiba nos Encontros Regionais de Atores e Comitês Gestores – da cidade ao território (2023). O evento aconteceu na sede da instituição, no bairro do Costa Azul, em Salvador, visando promover políticas públicas para os pequenos negócios e garantir o desenvolvimento regional no estado. O município, localizado no Litoral Norte e Agreste Baiano, foi representado pela Agente de Desenvolvimento, Taís Donato, e a assessora de controle interno, Thamires Lordelo.
O objetivo do encontro foi planejar ações estratégicas e, em parceria com o SEBRAE, discutir meios de oferecer oportunidades de trabalhos e crescimento econômico conforme a realidade do município. Além disso, a sala do Empreendedor apresentou projetos que visam desenvolver e potencializar o comércio local.
O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, participou da abertura do encontro e deu boas-vindas ao público. Ele ressaltou que a parceria com os agentes nos municípios contribui para “promover o empreendedorismo e a transformação no ambiente de negócios”. De acordo com João Paulo Lima, gestor de Políticas Públicas da Unidade Regional Salvador, dos 34 municípios inseridos na região, 22 enviaram 90 participantes, representando 65% do total das cidades envolvidas. “Um ponto que fez a diferença neste encontro foi que cinco municípios parceiros conveniados conosco apresentaram quais impactos positivos estão sendo gerados em suas respectivas cidades”, comentou Lima. Segundo ele, os cases serviram de motivação para outros municípios se espelharem nessas ações bem sucedidas. “Representantes de Madre de Deus e Mata de São João, por exemplo, estabeleceram um ótimo networking e vão se visitar para compartilhar experiências”, completou.
A iniciativa possibilita a troca de experiências entre gestores públicos municipais oriundos das 10 unidades regionais do Sebrae Bahia. Estão reunidos este ano a Rede de Atores e os Comitês Gestores de Políticas Públicas, que integram o programa Cidade Empreendedora. Na sequência ao encontro, será realizada uma trilha de capacitação online dos integrantes. “Planejamento para o desenvolvimento territorial, explanação de cases e trocas de experiências fazem parte das atividades do nosso encontro”, explica Maurício Simões, coordenador de Desenvolvimento Territorial da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia. Objetivos O foco é apresentar e validar as ações anuais da Rede de Atores, expondo o que há de novo e apresentando às lideranças os caminhos de crescimento previstos para este ano. “Propomos temas relacionados à construção de uma região empreendedora, abordando o papel e a importância da gestão pública no desenvolvimento dessas cidades empreendedoras e na melhoria do ambiente de negócios”, define Simões. A oportunidade é o momento não apenas de apresentar as ações, mas também de organizar a agenda de atividades dos municípios. No evento deste ano, foi realizado estudo aprofundado de indicadores, estratégias e reconhecimento de ferramentas.
Fonte: Assessoria SEBRAE-BA.