Chuva provoca transtornos em Salvador e nova frente fria é prevista; cidades seguem em alerta no interior
A frente fria que atinge parte da Bahia desde segunda-feira (24) tem provocado transtornos em diversos pontos de Salvador e no interior do estado. Na capital, os bairros da Liberdade, Capelinha e São Marcos seguem em estado de alerta após maior volume de chuva. Segundo a Defesa Civil (Codesal), essas regiões correm risco de pancadas de chuvas durante o dia.
Nas últimas 48 horas, cerca de 110 ocorrências foram registradas pela Codesal, nenhuma delas é considerada grave. O órgão está de plantão através do número 199 para atender a população em caso de necessidade. A chamada é gratuita.
Ainda segundo a Codesal, na próxima semana, uma nova frente fria deve chegar na capital baiana. Essa nova leva de nuvens carregadas deve vir nos dias 03 e 04 de novembro, após alguns dias de clima com menor intensidade de chuva.
Nesta quarta-feira (25), a chuva intensa da madrugada provocou a abertura de um buraco com cerca de 10 metros de largura na Rua Jaracatiá, na Pituba.
Em nota, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), afirmou que uma placa de cobertura acabou cedendo e que a situação está sendo avaliada. A data de previsão para início das obras não foi informada.
Interior da Bahia
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no norte do estado, cidades como Juazeiro e Chorrochó têm probabilidade de chuva de 100%, o que é tido como favorável em áreas nas quais a seca é forte e parte da população recebe abastecimento de carros-pipa.
Alguns bairros de Juazeiro passaram a madrugada sem luz, mas a situação já foi normalizada. Em diversos locais, pontos de alagamento foram encontrados. A defesa civil da cidade emitiu um alerta com algumas orientações preventivas.
Em Vitória da Conquista, uma ocorrência de deslizamento de terra no bairro do Guarani afeta 18 casas e preocupa os moradores. Em nota, a prefeitura informou que a obra foi incluída no plano de emergência da chuva no ano de 2021, mas que o orçamento ainda não foi liberado. A data prevista para o início é na próxima sexta-feira (28). (G1)