Esplanada: profissionais de enfermagem falam sobre votação do PL 2564/20: “muita expectativa”
O Projeto de Lei 2564/20, do Senado, que institui o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras está com a votação prevista para o dia 04 de maio deste ano. A proposta define salário inicial para os enfermeiros de R$ 4.750 a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
Para a categoria, trata-se de um momento de muita expectativa. Em conversa com o portal, a enfermeira Ana Maria* que atua na Santa Casa de Misericórdia no município de Esplanada há cerca de 4 anos, falou das condições salariais classificando-as como injustas. ‘É uma rotina frenética, muitos plantões, uma jornada de trabalho tão intensa quanto a de um médico e sequer tínhamos um piso definido. Em nome de toda categoria, espero que o projeto seja aprovado para que tenhamos um salário mais digno”
O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Texto: Manuela Chagas
AG Hora News, compromisso com a verdade
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fonte: Agência Câmara de Notícias