Greve dos servidores do INSS chega ao 29º dia na BA; mais de 20 mil perícias deixaram de ser realizadas
A greve dos servidores e médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 29 dias na Bahia, nesta segunda-feira (25). Com a suspensão dos serviços em todos os 140 postos e agências de Salvador e interior do estado, 22 mil perícias deixaram de ser feitas na Bahia durante o período, segundo a associação que representa os trabalhadores.
Como somente as perícias estão suspensas, as marcações continuam sendo feitas pela central telefônica. Com isso, alguns beneficiários têm se deslocado até os postos, mas não conseguem o atendimento agendado.
Na manhã desta segunda-feira (25), algumas pessoas buscaram a agência do bairro de Brotas, em Salvador. Uma moradora do bairro de Pernambués informou que foi comunicada pela central telefônica que os postos estavam funcionando mesmo com a greve.
Ela disse que tinha uma perícia agendada, mas vai precisar remarcar o atendimento por causa da greve dos servidores e médicos peritos.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev), a categoria reivindica a realização de concurso público para suprir a carência de quadro de pessoal na Previdência e também a reposição salarial de 19,9%, que, segundo a entidade, corresponde às perdas acumuladas nos últimos três anos.
Além disso, a categoria cobra a contratação de pelo menos 1100 novos servidores para atender normalmente a demanda.
G1/Foto Reprodução