Secretário de Cultura de Esplanada fala sobre reconhecimento do Conselho Municipal de Turismo: “é só o começo”
Recentemente, O Conselho Municipal de Turismo de Esplanada foi reconhecido através do Ministro do Estado de Turismo e da Secretária Nacional de Atração de Investimentos , Parcerias e Concessões por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus interlocutores Estaduais, sendo inclusive registrado no sistema de informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SIS/Mapa.
O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país.
O cadastramento para participar do Mapa exige critérios mínimos e envio de diversos documentos conforme Portaria 41/2021 e somente os municípios que atingem tais critérios e enviam toda a documentação correta e atual são homologados. De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo do município, Fabrício Pimenta, a permanência do município no Mapa do Turismo Brasileiro é uma garantia de investimentos, de destinação de recursos federais para a infraestrutura turística, e também voltados para cursos de qualificação. “Além deste certificado, também recebemos também do Programa de Regionalização Territorial do Turismo, e ,estas duas certificações garantem que estamos no Mapa com conselho atuante, qualquer questão relativa à recursos financeiros provenientes do Governo Federal a gente pode pleitear e conseguir por estarmos no Mapa”. Explanou. Ainda segundo o secretário, a missão ainda não está cumprida e há muito o que ser feito. ” É só o começo! resolvemos a parte burocrática que é o primeiro passo, agora é correr atrás da captação de recursos para poder investirmos no turismo. Temos a nossa Praia de Baixio, mas nosso foco não é apenas investir apenas no turismo de sol praia. Temos diversos segmentos, como eco turismo, turismo rural, de negócios, cultural e religioso. Vamos buscar recursos para potencializar essa vocação nossa que é natural para o turismo. A missão está cumprida em 1/10. Finalizou
Da Redação – Manuela Chagas
Aghora News, compromisso com a verdade