Dia Internacional do Backup: saiba como proteger seu histórico de conversas no WhatsApp

Nesta quinta-feira (31) é celebrado o Dia Internacional do Backup. A campanha foi criada em 2011 pelo estrategista digital e consultor Ismail Jadun para alertar os usuários sobre a importância de manter uma cópia de segurança de suas fotos, arquivos importantes e também das conversas em serviços como o WhatsApp.

O aplicativo, um dos mais comuns na vida digital dos brasileiros, tem uma ferramenta própria para salvar as conversas e arquivos, disponível para Android e iOS. No entanto, nem todos os usuários tomam essa simples precaução.

No ano passado, o Google registrou um pico de interesse pelo backup do WhatsApp após uma pane que afetou o aplicativo e também os serviços Instagram e Facebook.

Enquanto a queda do WhatsApp durou algumas horas, a importância de criar um backup no aplicativo é permanente.

Antes de começar, é preciso estar conectado à internet e possuir espaço disponível na memória. Para aparelhos Android, é obrigatório também uma conta do Google ativa. Já no iPhone, é necessário uma conta no serviço iCloud.

Saiba como aproveitar o dia do backup e garantir que suas conversas vão ficar a salvo em caso de incidentes:

Como fazer backup do WhatsApp

  1. Abra as configurações do WhatsApp (o ícone de três pontos no Android ou o botão de “Configurações” no iPhone);
  2. Selecione “Conversas”;
  3. Clique em “Backup de conversas”;
  4. Escolha a opção “Fazer backup”.

Esse processo fará o WhatsApp criar um arquivo que poderá ser usado caso você precise configurar sua conta em outro dispositivo. No Android, o conteúdo fica salvo na memória local e na sua conta do Google Drive, enquanto no iPhone, o backup vai para o iCloud.

Na tela “Backup de conversas”, também é possível configurar o mensageiro para fazer cópias das suas mensagens de forma automática. O aplicativo oferece opções de backups diários, semanais ou mensais.

G1/Foto Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *