AUDITORES DA RECEITA ENTRAM EM GREVE HOJE
27/12/2021
Auditores fiscais da Receita Federal fazem greve a partir de hoje (27). A paralisação foi aprovada em assembleia feita na última quinta-feira (23) por 97% dos trabalhadores depois que o Congresso aprovou o orçamento do governo federal sem a previsão de pagamento do bônus salarial para a categoria.
De acordo com o sindicato que representa os auditores, o Sindifisco, foi aprovada a realização de operação padrão nas aduanas, com exceção apenas para alguns tipos de cargas, como medicamentos e insumos médicos, e também de forma a não afetar o trânsito de quem está em viagem internacional.
Nos últimos dias, centenas de auditores entregaram seus cargos de chefia. Na última quarta-feira (22), o Sindifisco divulgou uma nota afirmando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) acordaram com os servidores da Receita que haveria um “bônus de eficiência”.
“A Receita Federal vem, nos últimos meses, quebrando recordes de arrecadação e ajudando a impulsionar a recuperação da economia nacional graças a um empenho extraordinário do seu quadro de Auditores-Fiscais e demais servidores. Esse empenho foi derivado, sobretudo, da expectativa em ver solucionada, finalmente, a regulamentação do bônus de eficiência, fruto de acordo salarial entabulado há 5 anos”, destaca o sindicato.
Ainda na nota, a entidade classificou como um “inesperado revés” que o bônus não tenha sido aprovado. “No entanto, agora, na discussão da peça orçamentária de 2022 no Congresso Nacional, o assunto, que estava pacificado no âmbito do Executivo, sofreu inesperado revés, com a resistência do relator Hugo Leal em incluir os recursos necessários à regulamentação do bônus e a omissão do governo em fazer valer os compromissos assumidos com a Receita Federal”.
Da Redação do Aghora News
(VIA: Yahoo Notícias)