SALVADOR: MORRE CID TEIXEIRA “A ETERNA MEMÓRIA DA BAHIA”
21/12/2021
O historiador baiano Cid José Teixeira Cavalcante morreu nesta terça-feira (21), em Salvador. Ele tinha 97 anos e faleceu em casa, enquanto dormia.
Cid era conhecido por sua memória prodigiosa, de lembrar histórias de pequenos causos, além de conhecer profundamente os acontecimentos que marcaram profundamente a Bahia. Outra característica do historiador era sua voz grave e seu jeito sempre solícito para atender alunos, colegas e jornalistas
O horário e local do sepultamento não foram informados. Cid era formado em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas nunca atuou como advogado. Funcionário do Instituo Geográfico e Histórico da Bahia, ele dedicou a vida ao estudo de História.
Ele também foi professor de História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba e na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Cid Teixeira atuou, ainda, como diretor da Fundação Gregório de Mattos e implantou o Serviço de Rádio Educação da Rádio Educativa da Bahia.
O historiador ocupou a cadeira de número 19 da Academia de Letras da Bahia e publicou diversos livros. Entre eles “Bahia em Tempo de Província” (1986); “História do Petróleo na Bahia” (2001) e “Salvador: História Visual” (2001).
O documentário “Cid Teixeira – Enciclopédia da Bahia” (com direção de Roberto Gaguinho) conta a história do professor, que era profundo conhecedor dos “casos” da Bahia.
Da Redação do Aghora News