SALVADOR: SURTO DE GRIPE LOTA HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE
14/12/2021
Durante o fim de semana a Secretaria Municipal de Saúde já havia alertado sobre o risco de surto de gripe em Salvador. Nesta segunda-feira, 13, a proliferação da doença causou a lotação e superlotação de hospitais e unidades de saúde, tanto da rede pública quanto da rede particular.
Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento do Vale dos Barris iniciaram uma manifestação e chegaram a bloquear a via no sentido a Av. Centenário. As senhas distribuídas passaram das 500 e, segundo os presentes, apenas dois médicos estavam de plantão.
Durante a tarde, pacientes no Hospital Português passavam pelo mesmo problema. Com sintomas gripais, Tamara Sanches chegou no local antes das 13h30 e saiu às 16h.
A médica infectologista Adielma Nizarala reforça que o uso da máscara já se revelou uma prática importante para conter a transmissibilidade viral de influenza.
Entre as causas do surto, está à negligência da população, que reduziu o distanciamento social e outros cuidados com a Covid-19.
“Quando começou a ter uma taxa de vacinação muito grande se pensando até em carnaval, outros eventos, o pessoal passou a ‘chutar o pau da barraca’, pensar que a pandemia acabou… Para muitas pessoas a pandemia acabou”.
Ela reforça o alerta à imunização e afirma que esta é a medida mais eficaz contra o vírus.
Da Redação do Aghora News