BAHIA: CASA DE PREFEITA É ALAGADA E GESTORA APONTA “COLAPSO” APÓS CHUVAS
11/12/2021
A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), aponta que a situação “é tensa” no município diante das fortes chuvas que atingem a região desde o último dia 27 de novembro. A situação se agravou nas últimas horas e, segundo ela, 70% das casas já foram atingidas – seja por enchente, destelhamento ou quedas de árvores.
“Temos rio transbordando, casas destelhadas, o volume de chuvas para o mês indo em horas, pontes destruídas. Um colapso. Temos pessoas desalojadas, desmoronamento de barrancos. […] A gente tem as estradas, feiras sendo tomadas e destruídas. Córrego transbordando. É uma destruição que eu nunca vi”, lamentou.
A própria casa da gestora foi atingida pelo mau tempo. “Minha casa entrou água. Se eu falo de mim, imagina as pessoas que não tem as suas casas estruturadas”.
A gestora critica ainda o serviço da Embasa. “A Embasa não está correspondendo em nada. Como ela sai abrindo valas para fazer a sua encanação, deixa abertas. Postes caindo. Bombas de água foram levadas dessas casas simples”, aponta.
Ela informa ainda que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil aprovou o envio de R$ 1.850.820,00 para compra de água mineral, já que a Embasa suspendeu o abastecimento diante dos danos causados. Os insumos serão enviados para, entre outros lugares, o Hospital Regional de Eunápolis, Hospital de Campanha e Clínica Santa Cruz.
Apesar do desastre, Cordélia afirma que não há vítimas e que a prefeitura está prestando assistência às famílias. “Graças a Deus ainda não temos mortos ou feridos. A nossa prioridade é salvar vidas e resgatar pessoas. Estamos com a parceira com o Corpo de Bombeiros, que está há três meses após um pedido meu. Se não tivéssemos esse pedido, não sei em que situação estaríamos”.
Da Redação do Aghora News