BAHIA PERDE 80 MIL VAGAS NO TURISMO

12/02/2021

A pandemia fez com que hotéis, bares, restaurantes e tudo que não fosse serviço essencial ficasse fechado, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Com isso, o setor de serviços foi extremamente afetado no ano de 2020. A Bahia teve uma queda histórica de 14,8% no setor, a maior desde 2011, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (11). 

Esse é o sexto percentual negativo seguido no estado. No ano passado, ele ficou bem abaixo do Brasil – a queda nacional foi de 7,8% – e foi a quarta maior queda entre os 27 estados do país. A Bahia só ficou atrás de Alagoas (-16,1%), Rio Grande do Norte (-15,7%) e Sergipe (-15,1%). Somente o Amazonas (0,5%) e Rondônia (0,3%) fecharam o ano com variações positivas. Todos os meses tiveram resultados negativos no estado baiano. 

O IBGE aponta que todas as atividades de serviços tiveram recuo na Bahia, o que já tinha acontecido em 2015 e 2016. Só que, em 2020, a categoria de serviços prestados à família teve a maior retração de todas, com baixa recorde de 39,8%. Nesse segmento, estão os restaurantes, hotéis, serviços de bufê e produção e promoção de eventos esportivos e atividades de ensino ligadas a cursos profissionalizantes, técnicos e autoescolas, por exemplo. A atividade mostrou recuos em 11 dos 12 meses do ano e avançou apenas em fevereiro, quando subiu 2,6%. 

Da Redação do Aghora News

(VIA: CORREIO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *