RIO DE CONTAS SERÁ O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO NORDESTE A PRODUZIR AZEITE DE OLIVA
09/02/2021
A cidade de Rio de Contas, localizada na Chapada Diamantina, será o primeiro município baiano a entrar na lista dos produtores de azeite de oliva da América Latina. Os dois maiores polos de produção de azeite nacional hoje são o Rio Grande do Sul e a Serra da Mantiqueira, principalmente os estados de São Paulo e Minas Gerais. Há outros produtores espalhados também por Espírito Santo e Paraná, mas como região, essas duas citadas acima ainda são as mais significativas.
São duas variedades de azeitonas para fazer o primeiro azeite produzido na Bahia, com matéria-prima produzida e colhida no Gerais do município. ‘Rabequinha’ e ‘Agrapolo’ são as azeitonas produzidas em 750 oliveiras, no total de três toneladas para a segunda safra.
A primeira colheita foi em 2018 e teve rendimento de cinco toneladas do fruto produzido pelo francês Didier Chinchila. O produtor rural passou 10 anos no processo de plantio e manejo das oliveiras para fazer a primeira colheita.
Atualmente a nível internacional. Os três maiores produtores são Espanha, com aproximadamente 40% do total mundial, seguido pela Itália, com 22% e Grécia com 14%.
Da Redação do Aghora News
(VIA: CHAPADANEWS)