LAUDO APONTA QUE INCÊNDIO NO SHOPPING JARDINS COMEÇOU EM DEPÓSITO DE LOJA
22/12/2020
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) divulgou nesta segunda (21), o resultado do laudo técnico sobre o incêndio que atingiu o Shopping Jardins no dia 21 de outubro. De acordo com a corporação, o fogo começou em depósito de loja de calçados, onde havia grande quantidade de materiais combustíveis de fácil ignição e propagação das chamas, principalmente papelão, couro e borracha.
“Por conta do sinistro, havia uma barreira física composta por estruturas metálicas retorcidas provenientes da cobertura da loja e da laje técnica do shopping no início da descida da escada do pavimento superior, o que, por si só, já impediu o acesso dos peritos ao mezanino. Havia risco de desabamento de toda a estrutura, principalmente do piso, o qual era composto de estrutura metálica com sobreposição de material semelhante a tapumes, além de risco de queda de materiais do teto e laje técnica sobre os peritos”, diz o laudo.
Na avaliação foram levados em conta fatores como o alto grau de destruição ocorrido no depósito da loja; as informações constantes no relatório da central de detecção/alarme; as imagens das câmeras do shopping e informações de testemunhas envolvidas no incêndio.
O major Adriano Vasel reforça a importância de se adotar medidas preventivas contra incêndio e pânico. “Orientamos que estabelecimentos como este mantenham seu estoque regulamentar e sempre procurem estar regularizados junto ao Corpo de Bombeiros, mantendo os preventivos sempre em dia, principalmente os extintores. Evitem o excesso de materiais nos depósitos, para que não aconteçam casos semelhantes”, pontuou.
A perícia também detectou que o shopping não tinha alarme de incêndio. A assessoria de comunicação do Shopping Jardins informou que até o momento não recebeu o laudo. “Estamos solicitando o documento para que nossas equipes técnicas possam analisá-lo e avaliar as medidas administrativas que sejam necessárias”, disse a nota.
Da Redação do Aghora News
(VIA: A8)